04/06/2013

Linguagem Médica - Joffre Marcondes de Rezende

Hemácia ou hemácea? Tiróide ou tireóide? Infarto ou enfarte? Quem nunca teve dúvidas ao escrever alguns termos médicos? Construída ao longo da história por meio das mais diversas contribuições, a linguagem usada pelos médicos pode ser nebulosa não somente para aqueles que não são diretamente herdeiros de Hipócrates, mas, algumas vezes, também para quem convive diariamente com a Medicina.

Certamente, Joffre Rezende (1921), em seus 35 anos como editor da Revista Goiana de Medicina, também se deparou com termos e expressões do vocabulário médico que geraram dúvidas quanto a sua escrita correta. Talvez tenham sido estas interrogações que o motivaram a escrever o interessante livro Linguagem Médica. Podemos imaginar que frente ao "decifra-me ou te devoro" da esfinge linguística da Medicina, o autor tenha decidido pela primeira opção, passando a buscar na história e na evolução das palavras a explicação de muitos termos médicos.


Em um texto inteligente e culto ao mesmo tempo que didático e de leitura agradável, Rezende desvenda alguns segredos da terminologia médica, construindo uma obra bastante útil para os profissionais da área de saúde. Afinal, se já iremos ser difamados pela letra ilegível, devemos evitar críticas quanto à ortografia.

Alguns dos casos analisados no livro podem ser encontrados em:


Nenhum comentário:

Postar um comentário